NOTÍCIAS

Aprender criando

29/05/2014

(Foto: Bruno Carachesti )

Estimular a criatividade e sensibilidade são fundamentais para que estudantes possam aprender a reciclar e reaproveitar objetos que teriam apenas um destino certo na nossa cidade: o lixo

A turma do 5º ano da Escola Municipal Honorato Filgueiras, no Jurunas, deixou de lado as atividades regulares nesta quarta-feira, 28, para dar espaço às lições de reciclagem. A atividade levada pela equipe de sensibilizadores do projeto Agente do Bem Cidade Limpa - promovido pelo Grupo RBA e DIÁRIO nas escolas da Região Metropolitana de Belém – apresentou o reaproveitamento de materiais recicláveis como a melhor alternativa de manter a cidade limpa, o tema desta etapa.

O caderno, lápis e livros foram substituídos por pincéis, tinta colorida e muita criatividade com o objetivo de dar novo sentido aos materiais que, normalmente, são vistos pelos jovens estudantes como lixo. Somente nesta tarde, mais de 40 garrafas pet levadas pelos alunos iam, aos poucos, se transformando em objetos multicoloridos pintados a mão.

O exercício, que exige criatividade e coordenação motora, ajudou a transformar as garrafas de plástico tipo pet em flores e porta-trecos em formato de maçã, por exemplo. O intuito, segundo a sensibilizadora Katia Meneses, é mostrar as infinitas possibilidades da reciclagem. “Eles tomam consciência de que, se não estivéssemos fazendo isso agora, essas mesmas garrafas estariam se acumulando no meio ambiente e levariam mais de 500 anos para desaparecer. Ao mesmo tempo, eles veem a reciclagem como forma de ter objetos de forma mais econômica e sustentável”, reforçou a monitora.

A sensibilizadora admite que, em uma semana atuando nas instituições de ensino da Região Metropolitano, os agentes do bem também aprenderam com os estudantes. “Nós só damos um base e eles aproveitam para criar em cima. No fim, a gente também sai com novas ideias e possibilidades”, disse Kátia.

Um exemplo é o aluno João Vitor Maués, que, durante a prática na escola, conseguiu desenvolver um tipo de flor diferente do que a sensibilizadora havia demonstrado. “Eu costumo pintar muito e desenhar em casa. Minha mãe também trabalha com festa infantil e eu sempre ajudo de alguma forma, acho que isso me ajuda a ter mais criatividade”, disse o estudante, que criou uma espécie de tulipa e prometeu entregar à mãe.

A jovem Stheffani Santos, da mesma turma, admitiu que antes costumava jogar lixo fora da lixeira. “Aprendi a importância de termos cuidado com a nossa cidade e com o lixo que a gente produz, nunca mais vou jogar lixo fora da lixeira”, disse a menina.

As atividades surpreenderam até a coordenadora pedagógica da instituição, Clara Yumes. “Vemos o quanto eles ficam concentrados e envolvidos com a atividade, ao mesmo tempo, não deixa de ser um exercício extremamente educativo”, diz a coordenadora. Já a professora admite que a prática sempre soma com as lições dadas em sala de aula. “Aqui eles saem da teoria e podem ver que eles mesmos são responsáveis pelo lixo que produzem. É algo diferente do que eles estão habituados”, disse.

A Escola Honorato Filgueiras é uma das escolas por onde o projeto Agente do Bem Cidade limpa passou nos últimos oito dias alcançando aproximadamente 300 estudantes. O projeto Agente do Bem Cidade Limpa continua atuando nas escolas da Região Metropolitana de Belém até o dia 06 de junho, mas as escolas interessadas precisam se inscrever para acolher as atividades. Os melhores trabalhos serão expostos entre os dias 12 e 22 de junho, no 2º Piso do Shopping Boulevard. O projeto tem patrocínio da Marko Engenharia, Banco da Amazônia e Vale.

(Elianna Homobono/Diário do Pará)

 

AGENTE DO BEM

SERVIÇO

Escolas interessadas em agendar as atividades do projeto Agente do Bem - Cidade Limpa devem entrar em contato até o dia 30 de maio com a Ong Ação Voluntária através do número 8133-2024.

MAIS NOTICIAS

CIDADE LIMPA

O Brasil do papel moeda

27/07/2014

CIDADE LIMPA

Sonhos no papel

27/07/2014

CIDADE LIMPA

O alumínio e o Brasil

20/07/2014

CIDADE LIMPA

Um coração de lata

20/07/2014