NOTÍCIAS

Resultados em exposição

21/06/2014

(Foto: Bruno Carachesti )

Resultado das atividades desenvolvidas durante visitas do projeto Agente do Bem-Cidade Limpa em escolas estão em exposição no Parque Shopping até o dia 29

Frutos das atividades desenvolvidas nas cerca de 80 escolas visitadas pelo projeto, a diversidade de objetos apresentados na exposição da ação “Agente do Bem - Cidade Limpa” surpreendeu quem passou pelo Parque Shopping, na manhã de ontem. Terceira fase do projeto “Orgulho de Ser do Pará”, a mostra de trabalhos feitos a partir do reaproveitamento de materiais segue aberta ao público até o próximo dia 29.

Além das ideias ensinadas durante as cerca de três horas de atividade em sala na fase anterior da ação, os objetos levados à exposição surpreenderam inclusive os membros das equipes que orientavam sobre a importância da reutilização aos alunos de escolas públicas e particulares.

Para além dos peões e demais brinquedos ensinados durante as oficinas, das escolas visitadas surgiram puffs feitos com pneus, barcos feitos com embalagens de detergente, vasos de plantas, casas de bonecas, entre outros. “Quase tudo que está na exposição foi feito pelos alunos que participaram das oficinas na fase anterior e várias coisas nos surpreenderam”, revelou o coordenador da ação, Silvio Garrido. 

“O tempo que passamos com eles nas oficinas é pouco, mas o que mostramos acaba entusiasmando eles a criarem coisas novas. O objetivo era esse, fazer com que eles começassem a olhar esses objetos de outra forma”.

LIÇÃO

Prova viva de que a lição foi compreendida pelos alunos das escolas visitadas, os objetos expostos na mostra foram cedidos por 25 escolas que entraram em contato com a coordenação do projeto após a visita. Além dos objetos em si, a mostra ainda proporcionará que as pessoas vejam vídeos e imagens do processo de produção dos trabalhos nas escolas. 

“Quem não quer ver os trabalhos realizados pela sua escola? Por isso vamos passar os vídeos e fotos realizados durante as oficinas pra eles se verem também na exposição”, explicou Silvio, ao lembrar que também serão realizadas oficinas durante a mostra no shopping para quem estiver interessado. “De quinta-feira a domingo vamos ministrar oficinas também no horário de 15h às 21h. As pessoas vão poder chegar e participar”.

Encantada com o porta lápis feito de garrafa PET, a dona de casa Dilce dos Santos demonstrou interesse em aprender a reutilizar de pronto. “Olha só, uma coisa que a gente joga fora o tempo todo (garrafas PET)... O que eu mais gostei mesmo foi dessas garrafinhas que tem tanto no dia a dia e que a gente pode usar ainda”, surpreendia-se na companhia da filha. “É um objeto muito bacana e que a gente pode fazer em casa. Eu acho que já sei mais ou menos como faz e vou tentar”, complementou Bruna dos Santos.

A passeio em Belém, a pedagoga Monique Furtado já se interessava em aprender a fazer alguns objetos para decorar o apartamento em São Luís, onde mora. “São ideias muito boas que a gente pode fazer pra apartamento. Eu adoro, vou fazer lá em casa, em São Luís”, disse. “É interessante a gente estimular isso na escola também, a importância de se reutilizar”.

“É muito criativo! Olha como aproveitam tudo, garrafa, tampinhas”, aprovou também a aposentada Doralice Gomes. “O que mais me encanta é a criatividade”.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

 

AGENTE DO BEM

EXPOSIÇÃO

A exposição fica aberta ao público até o dia 29/06 no Parque Shopping, de 10h às 22h e de 14h às 22h aos domingos e feriados. As oficinas serão realizadas no local de quinta-feira a domingo no horário de 15h às 21h.

FASE

A exposição, terceira fase da ação “Agente do Bem - Cidade Limpa” é resultado da segunda fase do projeto que percorreu cerca de 80 escolas de Belém em três semanas apresentando possibilidades de reutilização de materiais às crianças.

MAIS NOTICIAS

CIDADE LIMPA

O Brasil do papel moeda

27/07/2014

CIDADE LIMPA

Sonhos no papel

27/07/2014

CIDADE LIMPA

O alumínio e o Brasil

20/07/2014

CIDADE LIMPA

Um coração de lata

20/07/2014