NOTÍCIAS

Visitantes conferem trabalhos

23/06/2014

(Foto: Bruno Carachesti )

Exposição apresenta trabalhos de reciclagem realizados pela ONG Ação Voluntária com alunos de escolas públicas e privadas. Exposição dos trabalhos de reaproveitamento de produtos que iriam para o lixo estão em exibição até o dia 29, no Parque Shopping.

O reaproveitamento dos produtos que em geral vão parar nos lixões e até mesmo nas ruas, é o grande tema desta semana da exposição do projeto Orgulho de Ser do Pará, Agente do Bem– Cidade Limpa, no Parque Shopping de Belém. A exposição apresenta uma mostra variada de trabalhos realizados pela Organização Não-Governamental (ONG) Ação Voluntária, da Cidade Nova, com alunos de escolas públicas e privadas. 

A Ação “Agente do Bem - Cidade Limpa” percorreu as escolas, conscientizando os estudantes sobre a importância da preservação do meio ambiente. Os alunos participaram de palestras educativas e oficinas que ensinaram na prática como reaproveitar o lixo e contribuir para uma cidade mais sustentável.

Trabalhos realizados pelos estudantes estão na exposição e atraem a curiosidade de quem passa pelo local, principalmente pela beleza dos objetos transformados em brinquedos e artigos de decoração. O professor de educação ambiental, Márcio Albuquerque, visitou a mostra e ficou impressionado com a qualidade nos trabalhos. 

“Até parece que é feito por profissionais de tão bonitos. É um trabalho muito importante de educar crianças e adolescentes na questão da preservação ambiental”, afirma ele.

MENSAGEM

Para quem integra o projeto, a principal mensagem a ser deixada ao público é a de que tudo pode ser aproveitado e que o aprendizado possa ser usado no dia a dia dos alunos. A técnica em segurança do trabalho, Rita Carvalho é voluntária na ONG há um mês e diz que entrou para a entidade para aprender mais sobre as técnicas de reciclagem e sobre o meio ambiente. 

Segundo ela, nas escolas o que mais chamou a atenção dos alunos foi a transformação da garrafa pet em pião, flor e até maçã. Mas esses são apenas alguns dos muitos objetos encontrados na exposição que incluiu ainda um jardim feito com pet, bancos compostos por pneus velhos pintados com tinta e cobertos com tecido e vasos decorativos pintados com tinta de artesanato e feitos de revistas e jornais. A exposição é gratuita e pode ser conferida pelo público até o dia 29 deste mês.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

 

AGENTE DO BEM

EXPOSIÇÃO

A exposição fica aberta ao público até o dia 29/06 no Parque Shopping, de 10h às 22h e de 14h às 22h aos domingos e feriados. As oficinas serão realizadas no local de quinta-feira a domingo no horário de 15h às 21h.

FASE

A exposição, terceira fase da ação “Agente do Bem - Cidade Limpa” é resultado da segunda fase do projeto que percorreu cerca de 80 escolas de Belém em três semanas apresentando possibilidades de reutilização de materiais às crianças.

MAIS NOTICIAS

CIDADE LIMPA

O Brasil do papel moeda

27/07/2014

CIDADE LIMPA

Sonhos no papel

27/07/2014

CIDADE LIMPA

O alumínio e o Brasil

20/07/2014

CIDADE LIMPA

Um coração de lata

20/07/2014