NOTÍCIAS

Exposição encanta crianças e adultos

26/06/2014

(Foto: Mauro Ângelo )

A descoberta em aprender reciclar e reaproveitar o lixo apresentada pela exposição “Recicla Pará”, resultado da fase "Cidade Limpa - Agente do Bem" encanta visitantes no Parque Shopping.

Bastam dois minutos e o material que antes iria para o lixo começa a tomar forma de um brinquedo. O pião feito de jornal, palito de churrasco e cola é o principal material procurado pelas crianças que visitam a exposição “Recicla Pará” da fase “Cidade Limpa, Agente do Bem”, no Parque Shopping, em Belém. O projeto é uma iniciativa do Grupo RBA e tem como objetivo incentivar as pessoas a reciclarem materiais para reduzir o lixo na cidade e a preservar o meio ambiente.

O trabalho desperta a curiosidade do público que visita a exposição, principalmente das crianças. Ao ver os brinquedos, Elizandra Ellen, de 10 anos, logo se interessou em aprender a fazer o pião e, em poucos minutos, já dominava a técnica de enrolar o palito no jornal, dobrando o papel com cola até ganhar a forma circular do brinquedo. “É fácil. Aprendi rápido”, garante Elizandra. O trabalho encanta até os adultos, que elegeram o “vai vem” como o material mais interessante da exposição. Com duas garrafas pet, argolas e dois pedaços de fio de varal, o brinquedo está pronto para fazer a alegria da dupla que disputa quem resiste mais às idas e vindas do instrumento. 

Toda a exposição é composta por material produzido nas escolas públicas e privadas. As oficinas sobre reaproveitamento de resíduos sólidos foram ministradas pela Organização Não-Governamental (Ong) Ação Voluntária em mais de 60 escolas de Belém e Ananindeua durante 15 dias. Segundo a voluntária da Ong, Alessandra de Oliveira, que está no projeto desde o início do ano, nas oficinas os alunos demonstraram muito interesse e alegria em aprender a compor os brinquedos e os demais produtos. O principal objetivo do projeto é fazer com que os estudantes pratiquem a reciclagem no cotidiano. “Em algumas escolas públicas houve caso de alunos que tiveram um brinquedo pela primeira vez”, diz Alessandra.

A exposição conta com um mix de produtos reciclados como vasos, flores, brinquedos, bancos feitos de pneus velhos, castelo de papelão e jardins coloridos feitos de garrafa pet. Na noite de ontem, a novidade da exposição ficou por conta de uma cidade inteira construída de papelão, caixa de fósforo, embalagem de remédio, cola e tinta, uma verdadeira obra de arte estruturada pelos alunos da Escola Virgínia A. Cunha. “É belíssimo, um trabalho educativo e grandioso para a vida dos nossos filhos”, afirmou a empresária Rosana Alves, que levou os filhos e os sobrinhos para conhecer a exposição. O projeto Orgulho de Ser do Pará, fase “Agente do Bem – Cidade Limpa”. tem o patrocínio da Vale, Banco da Amazônia e Marko Engenharia.

(Leidemar oliveira/Diário do Pará)

 

AGENTE DO BEM

EXPOSIÇÃO

A exposição Recicla Pará vai ficar até o dia 29 no Parque Shopping. Os trabalhos são resultado da fase "Agente do Bem - Cidade Limpa", do projeto Orgulho de Ser do Pará.

MAIS NOTICIAS

CIDADE LIMPA

O Brasil do papel moeda

27/07/2014

CIDADE LIMPA

Sonhos no papel

27/07/2014

CIDADE LIMPA

O alumínio e o Brasil

20/07/2014

CIDADE LIMPA

Um coração de lata

20/07/2014