NOTÍCIAS

Todos se encantam com exposição

27/06/2014

(Foto: Bruno Carachesti )

Com encerramento previsto para domingo, a exposição de objetos e as oficinas do “Agente do Bem, Cidade Limpa”, no parque Shopping, têm feito muito sucesso entre jovens, mas chama a atenção dos adultos.

Nunca é tarde para se conscientizar. Prova disso são os adultos que aproveitam as oficinas de reciclagem realizadas na exposição “Recicla Pará” da fase “Agente do Bem, Cidade Limpa”, do projeto Orgulho de Ser do Pará. 

As atividades têm atraído muito mais a atenção de pais e adultos encantados pelo universo da reciclagem, além das crianças e adolescentes que passam pelo espaço montado no pátio do Parque Shopping, na av. Augusto Montenegro.

A quantidade de adultos interessados em aprender a reutilizar materiais que normalmente são tratados como lixo surpreende até mesmo os monitores do espaço de exposição. “Os pais já passam aqui com aquele olhar de curiosidade, vendo pufes feitos com pneus, jardim vertical de garrafa pet e encantados com a possibilidade de eles fazerem aquilo em casa”, constata Silvio Garrido, coordenador das atividades do “Agente do Bem, Cidade Limpa”.

Interessada em produzir o pião e o vai-vem, dois brinquedos feitos com base no jornal e garrafa pet, a vendedora Elza Alves viu na oficina uma oportunidade de aprender a confeccionar os brindes de aniversário do sobrinho. “Consumimos muito refrigerante e, em vez de jogar fora, vi a oportunidade de aprender a reaproveitar e dar isso de presente para o meu sobrinho”, relatou.

“As pessoas começam a ver este tipo de material com um olhar diferente, tanto faz ser adulto, como a criança ou o adolescente. Eles veem que pode ser muito simples criar um objeto ajudando o planeta. As pessoas saem daqui satisfeitas e com informação”, disse Garrido.

Elza também ficou apaixonada pelo jardim vertical produzido com garrafa pet. Segundo Garrido, essa tem sido a peça que mais atrai o olhar do adulto para dentro da exposição, muitos posam para foto ao lado do jardim suspenso. “É uma forma sustentável de ter um jardim dentro de casa e até mesmo do apartamento, para quem pensa que não tem espaço”, disse a vendedora.

A oficinas são realizadas no espaço “Recicla Pará”, no Parque Shopping, sempre das 15h às 21h. A mostra também conta com a exposição de trabalhos realizados por alunos das escolas que receberam as oficinas na primeira etapa do projeto e de artistas que trabalham com peças de design feitas a partir da reciclagem. A exposição segue até o próximo domingo, 29, e encerra mais uma fase do projeto “Orgulho de Ser do Pará”, iniciativa do Grupo RBA e do DIÁRIO DO PARÁ, com patrocínio da Vale. Banco da Amazônia e Marko Engenharia.

(Elianna Homobo/Diário do Pará)

 

AGENTE DO BEM

EXPOSIÇÃO

A exposição Recicla Pará vai ficar até o dia 29 no Parque Shopping. Os trabalhos são resultado das oficinas da fase “Agente do Bem - Cidade Limpa”, do projeto Orgulho de Ser do Pará.

MAIS NOTICIAS

CIDADE LIMPA

O Brasil do papel moeda

27/07/2014

CIDADE LIMPA

Sonhos no papel

27/07/2014

CIDADE LIMPA

O alumínio e o Brasil

20/07/2014

CIDADE LIMPA

Um coração de lata

20/07/2014