NOTÍCIAS

Entenda e ajude a mudar o mundo

29/06/2014

CONSUMISMO 

– É um comportamento onde a aquisição de bens e produtos é muito maior que a necessidade de uso ou consumo. Devemos evitá-lo pois gera pressão sobre o ambiente e acarreta em excesso de resíduos, entre outros problemas.

CONSUMO CONSCIENTE 

– Não é extinguir o consumo: é agir para restringi-lo às necessidades e expectativa de uso. Isso ajuda a reduzir os resíduos e propicia economia.

PRECICLAGEM 

– É um comportamento novo, ligado à sustentabilidade. A preciclagem é como um filtro antes da aquisição de um bem: avalia-se o uso e a necessidade do produto até o seu descarte, e ainda os danos que ele pode causar à natureza - e prefere-se os de menor impacto ambiental.

 

OS TRÊS ‘ERRES’ DO CONSUMO CONSCIENTE

- REDUÇÃO

Conceito: diminuir a aquisição e o consumo de bens, produtos ou serviços para reduzir resíduos ou evitar o desperdício.

Exemplo: comprar menos iogurtes ou outros alimentos de prazo de validade curta para não desperdiçar. Apagar lâmpadas sem uso, ou fechar a torneira ao escovar os dentes.

- REUTILIZAÇÃO

Conceito: aumentar a vida útil de determinado produto o utilizando para outros ou para os mesmos fins, evitando o gasto com aquisição de novos produtos e mais matéria-prima.

Exemplo: preferir refis ou embalagens retornáveis como garrafões de água e cascos de bebidas; recortar uma garrafa plástica e utilizar o fundo como vaso para plantas e o bocal como funil.

- RECICLAGEM

Conceito: transformar resíduos sólidos em matéria-prima novamente através de processos de modificação ou decomposição dos produtos.

Exemplo: produzir novas folhas de papel a partir da mistura de diversos tipos de papéis e um processo químico de reciclagem, ou utilizar latas de alumínio recolhidas no lixo para fazer novas latas.

 

EXPERIMENTE EM CASA

- COMPOSTAGEM

MATERIAL: Cascas e restos de frutas e legumes, talas de verduras, cascas de ovos, restos de chá e café coado.

COMO: Junte e bata as sobras num liquidificador com pequena quantidade de água para facilitar a mistura. Após tomar consistência, leve até a planta: tire um pouco da terra de cima, jogue a mistura e cubra com terra.

(Diário do Pará)

MAIS NOTICIAS

CIDADE LIMPA

O Brasil do papel moeda

27/07/2014

CIDADE LIMPA

Sonhos no papel

27/07/2014

CIDADE LIMPA

O alumínio e o Brasil

20/07/2014

CIDADE LIMPA

Um coração de lata

20/07/2014