NOTÍCIAS

Agora é recriar o futuro

30/06/2014

(Foto: Bruno Carachesti )

Exposição Recicla Pará mostrou com muita arte e diversão, no Parque Shopping, as mil possibilidades para se fazer as pazes entre lixo, ambiente e cidades 

A exposição Recicla Pará, que faz parte da campanha Agente do Bem Cidade Limpa, do projeto Orgulho de Ser do Pará, do grupo RBA, encerrou ontem chamando a atenção para a importância do cuidado com o lixo para o nosso futuro. Em vez de serem lançados no meio ambiente, objetos que seriam jogados fora, como garrafas pets, pneus, papelão, alumínio e outros foram aproveitados: com um toque artístico, nas mãos de alunos de escolas públicas e particulares, viraram brinquedos, assentos, vasos e objetos de ornamentação.

Esses e outros olhares sobre o lixo que produzimos todos os dias foram a atração da mostra que esteve aberta a visitação no Parque Shopping desde o dia 20 de junho: ela alertou frequentadores do shopping para a necessidade de reduzirmos e darmos melhores destinos aos resíduos de nossas cidades.

“Foi incrível como a mostra foi apreciada, e não somente pelas crianças, mas também pelos adultos. A maioria das pessoas que passavam pela exposição parava e admirava as obras feitas com o lixo”, avaliou Kátia Menezes, expositora.

A exposição incluiu também oficinas ministradas por membros da ONG Centro de Voluntariado Ação Voluntária, que ensinavam como fazer o aproveitamento do lixo. A atividade foi disputada por crianças e adultos - sinal que os paraenses querem aprender a reciclar, reduzir e reutilizar e dar sua contribuição na preservação do ambiente. “Em todos os dias da exposição as pessoas demonstravam interesse nas oficinas. Com certeza, eles levarão para suas casas esse interesse e vão começar a aproveitar o lixo que produzem”, aposta Kátia Menezes.

A exposição foi aprovada por quem visitou o shopping: “Esse evento é a promoção da educação que faltava em muitas pessoas que ignoram os cestos de lixo. Mais do que isso, estimula quem não quer mais jogar objetos velhos no lixo a aproveitar e transformar tudo isso em objetos usuais, como brinquedos e até itens de casa”, sorria a aposentada Olga Lima, de 65 anos.

Para a dona de casa Milene Sanches, além de ter ajudado na preservação do ambiente, a exposição Recicla Pará serviu também como terapia. “Fazer essa atividade de reciclagem do lixo, transformando em objetos, faz um bem geral. Ajuda o meio ambiente e a nós mesmos, já que deixa a gente muito entretida”.

Os objetos expostos no Parque Shopping foram frutos de oficinas realizadas pelo projeto Orgulho de Ser do Pará entre maio e junho, com alunos de 90 escolas da Grande Belém. 

A campanha Agente do bem Cidade Limpa tem patrocínio da Vale, Marko Engenharia e Banco da Amazônia.

(Alexandre Nascimento/Diário do Pará)

 

AGENTE DO BEM

CUIDE DO LIXO E MUDE SUA CIDADE

Incentivar o maior número de pessoas a debater novas ideias e a se envolver em ações, posturas, comportamentos e atitudes que ajudem a construir cidades melhores - combatendo problemas que estão ao alcance de todos, para além da intervenção do poder público - é o objetivo da campanha Agente do Bem. Engaje-se.

MAIS NOTICIAS

CIDADE LIMPA

O Brasil do papel moeda

27/07/2014

CIDADE LIMPA

Sonhos no papel

27/07/2014

CIDADE LIMPA

O alumínio e o Brasil

20/07/2014

CIDADE LIMPA

Um coração de lata

20/07/2014