NOTÍCIAS

Reduza e economize: experimente em casa

04/07/2014

ECONOMIZE ENERGIA 

- Tire carregadores sem uso da tomada. Evite também deixar aparelhos em modo ‘stand by’;

- Deixe a porta do freezer aberta o mínimo de tempo possível;

- Apague lâmpadas sem uso;

- Trocar computadores de mesa por notebooks: a economia de energia é de quase 70%.

ECONOMIZE ÁGUA

- Escove os dentes e faça a barba com copo de água - ou feche a torneira enquanto se barbeia ou faz a escovação;

- Lave a calçada e o carro usando balde;

- No banho: feche o chuveiro enquanto se ensaboa ou passa o shampoo.

SAIBA COMO VOCÊ PODE REDUZIR O LIXO EM CASA

FORA, DESCARTÁVEIS

Procure alternativas – Sempre que for consumir algo, avalie se não há uma alternativa não descartável disponível. Prefira essa.

Exemplo: em vez de copos e talheres plásticos, priorizar canecas e talheres convencionais. Volte a tomar refrigerantes e bebidas com as garrafas retornáveis (cascos e garrafões).

QUANTIDADES CERTAS

Compre a granel – Quando não controlamos a quantidade de comida que compramos, tendemos a desperdiçar mais por não consumir no tempo hábil. Comprando a granel você economiza dinheiro e aproveita melhor os alimentos. Exemplo: em vez de comprar um grande pacote de queijo, peça a medida exata do que vai consumir.

INVISTA NO REFIL

Consuma o conteúdo, não sua embalagem -Ao investir no refil, você tem mais produto por um preço menor: só é preciso comprar a embalagem uma vez e repor o produto quando terminar. Menos embalagens, menos lixo. Exemplo: cosméticos costumam oferecer refis de seu produtos. Compre-os e encha recipientes em casa.

CONSERTE SEMPRE

Avalie e procure ajuda – Quando um aparelho der defeito, antes de comprar um novo, procure avaliar a possibilidade de consertá-lo. Na maioria dos casos é mais barato. Exemplo: se sua televisão quebrada não tem assistência técnica na cidade, procure um técnico em eletrônica. Talvez ele conheça as peças.

COMPRE PARA DURAR

Mais qualidade por mais tempo - Quando adquirir computadores, notebooks e outros produtos de informática – incluindo celulares e tablets –, priorizar aqueles que permitem atualização ou que, com mudanças de poucas peças, podem se manter úteis e atualizados por mais tempo.

FAÇA EM CASA

Prepare você mesmo e evite mais embalagens - Em vez de comprar produtos pré-fabricados e industrializados, procure preparar você mesmo produtos em casa. Você produzirá no tamanho da sua demanda e evitará desperdícios. Exemplo: produzir molho de tomate caseiro e sucos em vez de comprar nos supermercados.

(Diário do Pará)

MAIS NOTICIAS

CIDADE LIMPA

O Brasil do papel moeda

27/07/2014

CIDADE LIMPA

Sonhos no papel

27/07/2014

CIDADE LIMPA

O alumínio e o Brasil

20/07/2014

CIDADE LIMPA

Um coração de lata

20/07/2014