PROJETO

Orgulho de ser do Pará

Levantar discussões sobre o tratamento e a destinação final dos resíduos sólidos em todo o Estado - sejam eles resíduos domiciliares aos tecnológicos, hospitalares, industriais ou de construção civil e agrícolas-, entender a relação de nossas cidades com o lixo e propagar as boas iniciativas acerca do tema. Esse será o foco de 24 novas matérias que serão publicadas no DIÁRIO a partir do próximo domingo, dentro do projeto Orgulho de Ser do Pará - iniciativa que já chega à terceira e última fase do 4º ano de atividades e agora lança a campanha Agente do Bem – Cidade Limpa.

ENGAJAMENTO

Incentivar o maior número de pessoas a debater novas ideias e a se envolver em ações, posturas, comportamentos e atitudes que ajudem a construir cidades melhores -combatendo problemas que estão ao alcance de todos, para além da intervenção do poder público - é o objetivo da campanha Agente do Bem, uma iniciativa do Grupo RBA (Rede Brasil Amazônia de Comunicação) e dos veículos DIÁRIO DO PARÁ, RBATV, Diário Online (DOL) e rádios 99FM, Diário FM e Rádio Clube.

Na fase passada de campanha, o projeto Orgulho tratou do tema mobilidade urbana. Criado em 25 de outubro de 2009, o projeto que “Orgulho de Ser do Pará” surgiu como uma grande campanha visando à valorização do Pará e do seu povo, ressaltando o que há de mais valoroso e belo no maior estado da região Norte do país. No primeiro ano, a campanha, sobretudo, enalteceu as suas riquezas naturais, a cultura popular, a história, a gastronomia, a religiosidade, a hospitalidade do seu povo, as personalidades paraenses com visibilidade no Brasil e no mundo, entre outros.A primeira fase foi realizada durante sete meses e um dos pontos mais positivos foi a forte participação de escolas e estudantes no concurso de redação “Orgulho do Pará”, que premiou com computadores os autores das melhores redações com o tema: Orgulho de Ser do Pará. Foram quase 800 redações.

IDENTIDADE

O projeto ganhou proporções muito além do que se imaginava. A prova disso é que, em 2010, segundo ano do projeto, o Grupo RBA recebeu o prêmio do concurso Top de Marketing 2010, um dos mais almejados pelo empresariado paraense, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Pará (ADVB-PA), devido ao grande sucesso do “Orgulho do Pará”. Já na segunda fase, iniciada no primeiro semestre de 2011, o projeto foi dividido em três etapas. A primeira, intitulada “Pará de Todas as Caras, de Todas as Raças”, resgatou a identidade do povo paraense. A segunda, “Pará de Todas as Cores, de Todas as Crenças”, celebrou a diversidade cultural e religiosa do Estado. No encerramento desta etapa, o Grupo RBA realizou ainda a Feira Cultural Pará de Todas as Cores, Todas as Crenças, um grande evento cultural, realizada em setembro de 2011, reunindo grupos culturais e consagrados artistas da terra.

VERSOS, SABORES

Homenageando o poeta paraense Ruy Barata, a terceira e última etapa da 2ª fase do projeto, “Pará de Todos os Versos, de todas as Prosas”, publicou livros com as obras de dez autores paraenses, apresentados aos leitores através de matérias veiculadas aos domingos no DIÁRIO.A 4ª etapa do projeto, “Pará de Todos os Gostos, de Todos os Sabores”, foi realizada no primeiro semestre de 2012. A culinária paraense entrou em cena e pôde ser saboreada em uma feira gastronômica que remontou pontos turísticos da capital, promovida com entrada franca, no Shopping Pátio Belém. No segundo semestre de 2012, os setores mais produtivos do Pará foram colocados em evidência na sequência do “Orgulho de Ser do Pará”, iniciando o terceiro ano, com a fase: Made in Pará, Made in Brazil a “Força da Nossa Terra, da Nossa Gente”. A série ganhou uma exposição com o tema “Exportação”, que apresentou ao paraense tudo o que o Pará produz em potencial e que é levado para o resto do país e o mundo afora, seja em produtos e serviços de diversos setores. A feira foi aberta ao público e aconteceu na Estação das Docas. Para encerrar o terceiro ano do projeto, o Grupo RBA entregou em 2013 o Prêmio Cidadão Orgulho e o Prêmio Superação, que homenageou entidades, ONGs e pessoas que executaram projetos e iniciativas de responsabilidade social. A premiação aconteceu no dia 18 de abril de 2013, no Usina 265.

AGENTES DO BEM

Marcando uma importante virada no projeto Orgulho - a que pede que paraenses cientes de seu valor agora arregacem as mangas para mudar o Pará -, a campanha Agente do Bem foi lançada em 2013 e iniciou o 4º ano do projeto. O Agente do Bem tem por objetivo principal engajar o cidadão comum a mudar atitudes consideradas ruins e a espalhar bons exemplos. A primeira etapa da campanha foi lançada em 11 de agosto de 2013, com o tema ‘Pessoas com Deficiência e Terceira idade’, que apresentou cenários, desafios e incentivou boas práticas e atitudes positivas.

MOBILIDADE

Iniciada no dia 2 de março de 2014, a segunda etapa do Agente do Bem “Mobilidade Urbana” ousou estimular uma mudança de atitude por parte dos cidadãos, visando melhorar o ambiente urbano. Dentro da etapa, houve o I Seminário de Mobilidade Urbana, que reuniu renomados especialistas do país inteiro em Belém, para discutir ações que possam melhorar a realidade do trânsito do Pará.A etapa ainda envolveu crianças: a ‘Cidade do Trânsito Solidário Kids’ criou em abril uma mini-cidade com veículos e sinais de trânsito no Boulevard Shopping.

RECONHECIMENTO

A relevância do projeto “Orgulho de Ser do Pará” também acabou reconhecida internacionalmente em 2013. Com o projeto Orgulho de Ser do Pará, o DIÁRIO conquistou alguns dos mais importantes prêmios de marketing do mundo, concedidos pela International Newsmedia Marketing Association (INMA), na categoria relações públicas e serviços comunitários. O prêmio foi recebido em abril passado das mãos da presidente da INMA, Yasmin Namin, do New York Times, em Nova Iorque (EUA).